terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vejam se é possível!

Como contei ontem, durante o III Congresso de Agencias de Noticias, na semana passada na Argentina, assinamos uma carta de intenções para a futura criação da União Latino-americana de Agencias de Noticias, a Ulan. Assinei pela EBC, mantenedora da Agencia Brasil. Noss agência públcia é pequena mas cumpre um importante papel: oferece gratuitamente conteudos jornalísticos de qualidade a midias de todo o pais, sobretudo as regionais;
Em outras regiões, inclusive na Europa, exitem associações de agências de noticias. As agências enfrentam dificuldades na era da Internet, precisam se apoiar para sobreviver. Este também é o objetivo das agências que assinaram a tal carta de intenções: trocar conteudos, sobretudo quando uma não está cobrindo um fato e a outra está. Por exemplo, agora no Chile. Algumas enviaram equipes, outras não. Poderemos ainda trocar experiências técnicas na área de multimidia e na área de capacitação profissional de jornalistas.
Mas sabem a pauta que me foi apresentada hoje por jornalistas brasileiras: a de que esta associação é mais uma medida dos governos da região para controlar a mídia e a liberdade de expressão.

Sinceramente, não sei mais o que responder a esta mistura de delírio com paranoia.

Imaginar que agências como a Brasil, a Telan e outras mais podem controlar as midias comerciais no continente é superestimar as primerias e depreciar a força das segundas.

TC.

3 comentários:

  1. Financiamento público exclusivo de campanha eleitoral usando como MOEDA, espaço na mídia,em vez de GRANA.Prêsos sustentando orfanatos,asilos,hospitais públicos.

    ResponderExcluir
  2. Estou tendo dificuldade em passar esta forma de se acabar com caixa2 e pressôes econômicas nas campanhas; vc pode explicar melhor o que pretendo.

    Abraço patriótico bem apertado

    ResponderExcluir
  3. Faça chegar ao Lula e a Dilma para que no último debate já esteja tudo engrenado.

    Penso que ganharemos não só votos Malafarianos como de muitos outros pastòres e padres.

    ResponderExcluir