sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dilma dá bronca na embaixadora da Colômbia por engano


O estilo é o homem!”, dizia o francês George Buffon lá pelos idos de 1707.  As mulheres sempre tiveram estilo, mas como não tinham poder, ficaram fora da frase.  Com seu estilo personalíssimo de ser e governar, a presidenta Dilma colhe admiração e respeito mas também semeia mágoas, chegando a criar agora uma fricção diplomática.  Esta semana, a embaixadora da Colômbia no Brasil,  María Elvira Pombo Holguin, foi ao Itamaraty protestar contra o tratamento que recebeu da presidenta em Cartagena, durante a Cúpula das Américas: Dilma deu-lhe uma bronca na frente de outras pessoas, pensando tratar-se de uma funcionária do Governo brasileiro.  A embaixadora, que já viveu bastante tempo no Brasil, fala um português  quase perfeito, o que facilitou a confusão da presidenta. Antes de ser nomeada embaixadora ela ocupava o cargo de diretora-geral do Escritório Comercial do Fundo de Promoção das Exportações da Colômbia (Proexport) no Brasil e foi cônsul de seu país em São Paulo.
 No último domingo, 15 de abril, Dilma informou o anfitrião, o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos, que pretendia  antecipar seu retorno ao Brasil pois, como não haveria declaração  conjunta no final, por falta de consenso sobre a inclusão de Cuba no colegiado,  sua presença não seria fundamental.  Preferia voltar mais cedo para reduzir o estresse, chegando ao Brasil ainda no domingo, e não na madrugada de segunda-feira.   Santos  foi compreensivo e desmarcaram o encontro bilateral que teriam depois da cúpula. Ele mesmo informou a imprensa da alteração na agenda.
A seguir, Dilma pediu a seus auxiliares que preparassem o avião e tomassem outras providências para a partida. Algumas envolviam o governo colombiano, que também começou a se mobilizar para a mudança no plano operacional.   Em algum momento, a embaixadora, que como é de praxe deslocara-se para seu pais, procurou a presidenta brasileira e informou-a de que o avião estava pronto para a decolagem.  Neste momento Dilma se irritou, pois havia recebido informação contraditória de outro funcionário.
Fuzilando a embaixadora com o olhar, disse que o avião não estava pronto coisa nenhuma, e criticou a incompetência dos responsáveis pelo assunto, como se Maria Elvira fizesse parte da equipe.  Ela se retirou sem que Dilma percebesse a gafe cometida. Mas, chegando a Brasília,  na quarta-feira foi ao Itamaraty e protestou contra o tratamento recebido.  Correu no ambiente diplomático o rumor de que pretenda deixar o posto mas,  na embaixada,  a telefonista recusou-se a passar a ligação para um assessor de imprensa que pudesse falar do assunto. Disse que o pedido seria levado à própria embaixadora e que esta, se pudesse, retornaria a ligação. Não retornou, até o momento.
As broncas de Dilma em ministros e auxiliares já são conhecidas. Eles quase sempre engolem em seco. Há alguns meses, entretanto, ela enfrentou uma forte reação do governador do Ceará, Cid Gomes. Irritado com o tratamento que ela lhe dispensava, quando discutiam questões do Nordeste, levantou-se e deixou a reunião, dizendo que ela não falasse assim com um governador eleito como ela. Coube ao governador de Pernambuco e colega de partido, Eduardo Campos, colocar panos frios e trazer Cid de volta para a sala.
Este é o estilo. A mulher é o estilo.

Abaixo, a embaixadora Maria Elvira sendo empossada pelo ex-presidente Uribe, em 2010.




Acima: Dilma na Cúpula das Américas.  Fotos "El Pilón - grátis".

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A gafe não seria cometida se ela tratasse todos com mais respeito e humildade, assessores, outros políticos e até um simples empregado merecem consideração e delicadeza...¬¬

    ResponderExcluir
  4. Que bom se a Presidente reservasse um pouco dessa sua grossura para ocasiões em que trata com gente da laia do sr Luis Inácio e outros que não merecem o respeito da autoridade presidencial. Cuspir para baixo é fácil! Essa estória de destratar a curriola e defenestrar computadores só funciona com os sem-carater.

    ResponderExcluir
  5. Olá, o que é uma "fricção diplomática" ? É você inventando importância pra algo desnecessário ?

    ResponderExcluir
  6. A gafe da "presidenta" deve ser por que ela é meio "adolescenta" e deve estar "doenta" da cabeça. A gafe da bloquista é por disseminar palavras que nao existem em nosso idioma como "presidenta"

    ResponderExcluir