Republico, para informação dos que sempre me honraram com a leitura, aqui e nos endereços do passado, a matéria de Jornalistas & Cia sobre as novas funções que vou assumir na cadeira Diários Associados, a partir do próximo dia 20. Agradeço o registro de Jornalistas&Cia e as palavras generosas do diretor Josemar Gimenez.
Há quatro anos, fiz uma curva no caminho ao aceitar um desafio que julguei importante para nossa democracia, para a ampliação da pluralidade na difusão de informações e de conteúdos culturais: a implantação do Sistema Público de Comunicaçaõ, o Sistema EBC, hoje composto pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil e oito emissoras de rádio. Valeu o sacrifício, o legado é positivo e promissor e espero que seja preservado e ampliado. Mas ao longo de um mandato em que meu tempo e energia foram quase que totalmente consumidos pela gestão, senti intensamente a falta do exercício diário do jornalismo, do envolvimento direto com a notícia, escrevendo os primeiros, ainda que imperfeitos, registros sobre os fatos que se tornarão fios da nossa História.. Por isso é com alegria e disposição, e sobretudo com sentimento reverencial ao jornalismo, que voltarei em breve à velha lide. E volto justamente ao veículo onde comecei a exercitar-me no jornalismo político. Em 1982, troquei o Jornal de Brasília pelo Correio porque desejava muito sair da editoria de Cidade para a de Política.
Espero contar, neste novo espaço, com a leitura, o apoio e também a crítica, de todos vocês que estiveram antes comigo: como repórter, como colunista e blogueira do Globo, como comentarista da Globonews e como dirigente da EBC/TV Brasil. Tenho compromisso com a verdade, tenho respeito pela diversidade. Minha ambição, contribuir com a formação dos cidadaos, com o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. Abaixo a matéria de Jornalistas&Cia. TC
Nenhum comentário:
Postar um comentário