sexta-feira, 23 de março de 2012

Chico Anísio. O que ele nos deu e o que ele leva

No início da noite Rodrigo chegou da Universidade e perguntou se eu soubera da morte de Chico Anísio, entretida que andei com obras no jardim. Sim, vi a notícia mais cedo mas foi na conversa com meu filho de 20 anos  que me dei conta do quanto lhe devo, eu e os milhões de brasileiros que rimos com ele ao longo de toda ou quase toda a vida.  Regredi no tempo para falar ao Rodrigo de personagens que ele não chegou a conhecer.Se eu  tivesse que escolher alguma, acho que era o Painho, o pai de santo baiano que desmunhecava e era amigo de celegridades como Gal e Caetano.  Entre os tipos criados por Chico
Anício, Painho era o que me arrancava o riso fácil,. mesmo estando no pior dos humores   E como esquecer o politicmente incorreto Justo Verissimo que maldizia os pobres. Ele despertou,  certamente,  pela indignação,  alguma fraternidade social. Quando era bem jovem, depois de vir de Minas para Brasilia, eu detestava o Justo Veríssimo, não lia o contradiscurso, apenas a fala linear. Inesquecível o professor Raimundo e todos os tipos de sua escolhinha. Talvez tenha sido este o programa de televisão que mais vezes na vida eu me lembrei de parar para ver.  Lembrei-me aidna do Pantaleão, do Azambuja e do exótico Bento Carneiro. De muitos outros não me lembro mais o nome mas a feição e a graça, a fala única.  Todos estes tipos e todos os risos que nos deram compoem a dívida que temos para Chico Anísio. Num mundo em que tanta gente nos faz chorar,  os que nos fazem rir merecem as maiores homenagens, especialmente quando partem.
Vai Chico, e agora arranque risos dos anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário