sábado, 14 de abril de 2012

Começou a I Bienal do Livro de Brasilia. Viva o livro.


A Bienal do Livro e da Leitura de Brasília é um grande evento cultural, que promete entrar para o calendário nacional.  Uma cidade quase sempre confundida com seu papel institucional de capital e freqüentemente associada aos malfeitos de alguns passantes do poder, Brasília tem sempre a ganhar com eventos que revelam sua outra face: a de uma cidade habitada por brasileiros de todas as partes -   alguns aqui nascidos, boa parte vinda de outros estados e de outros países -,   cosmopolita, pluralista, multicultural. aberta à inovação, à criatividade e à arte.  Uma cidade amiga do livro, da leitura e da literatura. Aqui se lê muito. O número de bibliotecas é grande, há um programa de bibliotecas ambulantes e até um açougue, o T-Bone (312 norte) cujo dono vende a carne mas alimenta a alma de seus clientes com suas prateleiras generosas. Ele também disponibiliza mini-bibliotecas em paradas de ônibus. O sujeito pode levar o livro para ler e devolver numa próxima viagem. O índice de retorno seria surpreendentemente alto.
Voltemos à Bienal. Quem concebeu a idéia que agora se realiza foi o Nilson Rodrigues, produtor audiovisual e ativista cultural inquieto e realizador.  No ano passado, discutíamos o licenciamento, pela TV Brasil, de sua série Impressões do Brasil, com entrevistas de grandes nomes da literatura brasileira, quando ele me falou do que ainda era um sonho, a Bienal. O GDF, através do secretário de Cultura Hamilton Pereira abraçou a idéia que agora se realiza.  O editor e jornalista Luis Fernando Emediato é o curador.   A abertura foi hoje pela manhã e o dia já foi de intensa atividade. Agora à noite aconteceu o ato em homenagem ao prêmio Nobel de literatura Wole Soyinka (Nigéria). Neste momento, ele faz uma palestra.
 De hoje, sábado, 14, até o dia 23, mais de 150 nomes nacionais e internacionais das letras e das artes em geral passarão pelo grande pavilhão da Bienal, com mais de 14 mil metros quadrados, montado na Esplanada dos Ministérios.  A riquíssima programação pode ser conferida em http://www.bienalbrasildolivro.com.br/programacao.
Para mim, particularmente, duas alegrias. A Bienal traz ao Brasil um grande amigo, Miguel Sousa Tavares, que se apresenta no dia 20. E no dia 21, serei mediadora do painel “Os escritores na resistência à ditadura”, com o poeta Thiago de Mello e o escritor Carlos Heitor Cony, que também são dois grandes amigos, pelos quais tenho grande admiração e estima.
Longa vida à Bienal do Livro e da Leitura de Brasília.





Um comentário:

  1. AMEEEEEI. estarei la amanhã pra prestigiar esse evento que deve esta MARAVILHOSO. Obg Brasilia, por mais um evento cultural de leitura que é super do meu interece.

    ResponderExcluir